48 3413-5900

O que a ciência fala sobre o café? | Ana Terra Café

Blog Ana Terra

PARA AMANTES DO CAFÉ

O que a ciência fala sobre o café?

28/09/2015

café é uma bebida muito especial. Além de saboroso e indispensável, principalmente no início do dia, ele traz alguns benefícios para a sua saúde. E quem afirma isso é a própria ciência, que a cada ano apresenta novidades sobre ele.

Quando você toma uma xícara de café ou mais diariamente, os efeitos positivos são inúmeros. Talvez, você nem saiba o quão importante é acrescentar essa bebida à sua rotina.

Mas o que de fato o café proporciona aos consumidores? Bom, além de saboroso, ele também é um poderoso atuante na prevenção e atenuação de algumas doenças. Saiba agora tudo o que a ciênciarevela sobre essa bebida:

  1. Diminui as chances de perda de memória

café possui propriedades que ajudam a diminuir os riscos de perder a memória. Como trata-se de uma bebida que ativa mais o cérebro, as pesquisas mostraram que ele é capaz de prolongar e até mesmo aumentar a capacidade do ser humano de preservar esse lado da mente.

Por isso que ele é tão recomendado para prevenir o mal de Alzheimer, uma doença cujo principal malefício é a crescente perda de memória.

  1. Poderoso antidepressivo

Quando você tem o hábito de tomar café todos os dias, em média duas xícaras; você está fazendo um bem enorme ao seu corpo. Sabe aqueles indícios de que você pode desenvolver algum tipo de depressão? Pois bem, com essa bebida as chances de isso acontecer são bem menores.

E por que isso? É que o café tem o poder de estimular o sistema nervoso da parte central e agir como um antidepressivo. Substância como a dopamina, por exemplo, é liberada e a sensação de bem-estar se torna cada vez mais intensa.

Foi observado em uma pesquisa que pessoas que consomem mais café tem menos probabilidade de cometer suicídio, pois há menor risco de desenvolver a depressão.

  1. Previne a disfunção erétil

Fatores como ansiedade, nervosismo e estresse são os principais influenciadores negativos que podem permitir uma disfunção erétil mais acentuada.

Como o café é excelente para prevenir ou diminuir esses sinais negativos, logo, a sua ação é a de prevenir a disfunção erétil. O ideal é que seja consumido diariamente, uma quantidade que varia de 2 a 3 xícaras.

  1. Reduz as chances de desenvolver câncer

Sem dúvida, esse é um dos maiores benefícios do café. Prevenir certos tipos de câncer é possível se você consumir tal bebida em doses corretas e todos os dias. As propriedades existentes são eficientes para evitar que as células cancerígenas se desenvolvam.

Câncer de próstata, no fígado e de mama são os tipos mais comuns que podem ser evitados com o consumo da cafeína.

  1. Proporciona mais energia ao corpo

É natural que ao longo do dia você sinta uma fadiga mais intensa. Isso acontece por causa da correria diária, o corpo acaba ficando extremamente cansado, não é mesmo? Só que em certos momentos, parece que tal sensação se prolonga demais.

Quando você acrescenta café ao seu cardápio e o toma com frequência, essa sensação de cansaço intenso é diminuída, porque esse líquido tem o poder de te conceder mais energia. E isso faz com se sinta mais ativa.

 

Com tantos benefícios declarados pela ciência, nada mais justo que fazer uma pausa agora e tomar aquele cafezinho esperto, não é mesmo?  

0 0 0
Loading...

Leia também

Procedimentos de colheita e secagem
O que a ciência fala sobre o café?

Categorias

Café Gourmet Eventos Sobre o Café Ana Terra Café Café e Saúde

Clube do Café

Experimente um café diferente por mês. Assine o Clube do Café e receba todo mês em sua casa ou empresa o melhor café.

QUERO ASSINAR