48 3413-5900

O papel do barista | Ana Terra Café

Blog Ana Terra

PARA AMANTES DO CAFÉ

O papel do barista

26/09/2015

Você já ouviu falar sobre a palavra barista? Trata-se de um profissional responsável pela criação de novas receitas de café e também pela captação do gosto dos clientes.

Apesar de não ser uma profissão tão reconhecida, esse tipo de atividade vem crescendo largamente. Muitos donos de cafeterias estão em busca desses profissionais, afinal, a especialidade deles é oferecer os melhores cafés.

Sabe aqueles cafés que mais parecem obras de artes? São tão criativos e diferentes que você fica admirando por horas. É justamente esse o trabalho de um barista. Além disso, é responsabilidade dele variar o cardápio de bebidas, como o cappuccino, por exemplo.

Em outras palavras o barista é a alma de qualquer cafeteria. Sendo assim, já não é mais possível abrir mão desse profissional. Afinal, é ele quem vai te oferecer os melhores e mais requintados tipos de cafés.

Qualidades de um barista

Quando você pensa em café de ótima qualidade, o primeiro pensamento que lhe vem à mente é quanto à escolha do grão ideal, não é mesmo? Isso é fundamental para ter uma bebida dessa natureza, mas não é o fator definitivo.

Para alcançar o tom e o gosto perfeitos, é necessário muito mais que um grão de qualidade, é preciso ter um barista. Com a ajuda desse profissional, com certeza o seu café jamais será o mesmo. Dentre outras qualidades, ele apresenta:

  • Conhecimento profundo sobre a história do café;
  • Sabe fazer a seleção ideal dos grãos;
  • Tem o dom da criatividade para fazer misturas diferentes;
  • Criação de receitas;
  • Remodelagem das bebidas que já existem

Com tantas qualidades, fica bem mais fácil entender o porquê os baristas são tão essenciais para a composição de cafés. Eles conseguem misturar sabor e delicadeza em uma única bebida. Vale ou não a pena ser atendido por um profissional com essas características?

Além dessas qualidades, um barista precisa ser uma pessoa dinâmica, flexível, que tenha um bom conhecimento sobre culinário e que, principalmente, goste de lidar com o público.

Funções específicas de um barista

Servir cafés de qualidade é uma das funções mais evidentes de um barista. Para fazer isso com o máximo de perfeição, esse profissional faz cursos nessa área e adquire o conhecimento necessário para realizar um excelente trabalho.

  • Acompanham o processo da moagem do café (não é regra);
  • Produz o cappuccino com diversos sabores;
  • Inventa bebidas novas com o café

Todas essas funções são típicas de um barista. Ele se dispõe a pesquisar sobre os diversos modos que são plantados e colhidos o café. E isso influencia diretamente na forma como serão feitas as bebidas.

Os drinks feitos pelos baristas são sempre baseados em receitas bastante famosas e utilizadas pelo mundo inteiro, ou partem da imaginação e conhecimento que eles possuem.

O fato é que essas misturas dão um sabor todo especial aos cafés. Sem falar na apresentação da maioria dos drinks. Você encontra todo tipo de ornamentação nas bebidas e são belíssimas. Há até baristas que conseguem fazer o contorno do rosto das pessoas, uma obra-prima de encher os olhos.

Sendo assim, o trabalho de um barista vai além da produção de bebidas. É um tipo de profissão que serve aos clientes as mais diferentes opções de cafés. Concedendo, dessa forma, a chance de experimentar os mais incríveis sabores que eles podem proporcionar. 

0 0 0
Loading...

Leia também

3ª onda do café
Café Contra o Alzheimer
O café emagrece? Verdade ou mito
Café aromático: O que é?

Categorias

Café Gourmet Eventos Sobre o Café Ana Terra Café Café e Saúde