48 3413-5900

É amante do café? Então saiba como preparar o café perfeito | Ana Terra Café

Blog Ana Terra

PARA AMANTES DO CAFÉ

É amante do café? Então saiba como preparar o café perfeito

22/12/2017

Sabemos que gosto é gosto, então as vezes, o café que uma pessoa prefere, não necessariamente é o que a outra mais gosta. No entanto, existem alguns fatores que aumentam a probabilidade de um bom Café Gourmet ser considerado “o melhor” para muitas pessoas.

Como preparar o "café perfeito"?

O tipo do café, tem que ser 100% arábica, com grãos colhidos maduro, seguindo o preparo ideal até a torra. O grão deve ser torrado no máximo entre 7 a 10 dia antes do consumo e moído na hora seguindo corretamente as instruções de cada tipo de preparo e especialmente, degustado com calma e prazer junto a pessoas queridas.

Existem vários fatores que afetam as características do sabor, entre eles o corpo, a doçura e o aroma do café gourmet. Fique ligado nos pontos principais que devem ser observados para que você possa obter o melhor sabor e experiência.

O PONTO DA TORRA

Este é um dos passos mais importantes na fabricação de um bom café. Definida pelo tempo em que o grão fica exposta em cada temperatura. Esse processo interfere no aroma, sabor, corpo, acidez e finalização. Ou seja, praticamente tudo pode ser trabalhado ao longo da torra.

VARIEDADES

Existe diversos tipos de café arábica, e cada tipo influencia bastante nas características do grão, consequentemente, no sabor. Há variedades como o Bourbon que acentuam mais o aroma e a doçura, assim como o Catuaí, que tem um corpo mais leve e a acidez acentuada.

QUALIDADE

Os grãos maiores, inteiros, maduros e sem defeitos produzem as melhores bebidas. Já os grãos de café pequenos, quebrados, verdes e com defeitos produzem uma bebida de qualidade inferior, que pode ter características azeda e/ou amarga, mesmo sendo da mesma variedade. É muito importante também que o grão de café não tenha impurezas, como terra, pedras e pedaços de madeira, comuns em grãos de cafés de pior qualidade.  Esses são detalhes trabalhados durante a colheita, manuseio e beneficiamento.

COLHEITA 

A forma como os grãos de café arábica é colhido, secado e armazenado tem um grande impacto na qualidade e validade final de cada grão.

Os grãos de café colhidos diretamente do pé (mecânica ou manualmente), maduros, secados em terreiros de asfalto ou cimento para garantir a pureza, adequadamente embalados em sacos de juta com o nível de umidade de até 11%, e armazenados em lugar fresco e seco produzem as melhores bebidas e podem ter uma validade entre 1 e 2 anos (grãos verdes). Já os grãos de café colhidos do chão, secados em terreiros de terra, embalados com umidade superior a 12% e armazenados em lugares inadequados produzem bebidas muito inferiores com características de um sabor “azedo”.

ÁGUA

A temperatura da água e sua qualidade tem impacto no sabor final, podendo arruinar um café de excelente qualidade. Por isso, indicamos que a água seja mineral para garantir que não exista adição de outros componentes que possam alterar o sabor do café e a temperatura deve estar em torno de 90o C, ou seja, antes de ferver.

ADOÇAR OU NÃO

A adição de açúcar ou adoçante no café é um habito pessoal e muito utilizado pelos brasileiros. Isso porque a qualidade inferior do tradicional “cafézinho” requer açúcar para melhorar o sabor amargo do café. Mas bons cafés gourmet deveriam ser tomados sem adicionar açucares para apreciar sua doçura natural e realmente distinguir todas as diferenças sensoriais que proporcionam.

ARMAZENAMENTO

Para conservar por mais tempo o aroma e o sabor, após aberto, o café gourmet deve ser guardado em uma embalagem muito bem fechada em lugar seco e arejado.

Agora ficou ainda mais gostoso desfrutar de um bom café, não é mesmo?

Experimente o Café Gourmet Ana Terra e desfrute de sensações incríveis.
Assine o Clube do Café Ana Terra e receba todo mês em sua casa ou empresa,
clique aqui e saiba mais. 

0 0 0
Loading...

Leia também

Café aromático: O que é?
Que café escolher para comprar

Categorias

Café Gourmet Eventos Sobre o Café Ana Terra Café Café e Saúde

Clube do Café

Experimente um café diferente por mês. Assine o Clube do Café e receba todo mês em sua casa ou empresa o melhor café.

QUERO ASSINAR