48 3413-5900

História do café | Ana Terra Café

Blog Ana Terra

PARA AMANTES DO CAFÉ

História do café

25/09/2015

As raízes do café

Você já parou para pesquisar de onde vem o café? Pois bem, essa preciosidade foi inicialmente encontrada em países da África. Depois de descoberta, ganhou o mundo todo e hoje é um produto comercializado em grande escala.

Uma curiosidade bem interessante sobre a planta do café é que ela era utilizada como erva medicinal para curar certas doenças em séculos passados. Hoje, sabe-se que a cafeína é útil para diversas coisas, mas não chega a ser considerada um remédio, como era antigamente.

O fato é que o café caiu no gosto de muitas pessoas. Não importava a classe social. Todos queriam experimentar essa bebida. Ficou tão famoso que deixou de ser consumido somente no desjejum e passou a fazer parte das outras refeições.

Virou até símbolo dos intelectuais, pois estes tomavam café, enquanto estudavam.

Como começou o hábito de tomar café?

Como já foi mencionado anteriormente, somente a planta do café que era consumida, principalmente, com a finalidade de cura. Mas com o tempo, a bebida foi sendo vista como um complemento das refeições.

Foi então, que os Árabes começaram a utilizar o café como é consumido nos dias atuais.

Já imaginou o quanto de história há em uma simples xícara de café? Desde a sua descoberta até a sua forma de hoje, essa bebida carrega uma carga histórica bastante interessante e curiosa.

Bom, que os Árabes tenham difundido a cultura de beber café isso ninguém pode negar, mas com certeza, a nova cara que a bebida recebeu, é genuinamente brasileira. Um sabor mais delicioso, que mistura tradição e modernidade.

Basta conferir nas cafeterias espalhadas pelas cidades. São tantas opções de café, que o difícil é escolher apenas um.

A história que há por trás do cafezinho

Depois de rodar muitos países, finalmente o café chegou ao Brasil. Esse acontecimento se deu por volta dos anos 20. Havia muitos pés de cafezais, que eram considerados uma verdadeira mina de riquezas.

Durante muitos anos, o Brasil foi um dos grandes exportadores de café. Cada vez mais esse produto vinha ganhando popularidade e adentrando à mesa das pessoas. Virou um bem necessário.

De fato, o café sempre foi muito importante para a economia do país, pois as demandas de sacas eram intensas. Além de ser saboroso e insubstituível, a bebida era o símbolo da prosperidade, principalmente para muitos fazendeiros.

Até que houve o período da superprodução. Ou seja, tinha muito café para poucos compradores. Foi uma fase de crise, em que resultou no estoque forçado desse produto.

Mesmo em meio a essa dificuldade em vender, ainda assim, a bebida não deixou de fazer parte da mesa de muitos brasileiros e é assim até hoje. Quem abre mão daquele velho cafezinho da tarde? Ou bem fresquinho logo pela manhã?

café veio para ficar e mesmo não sendo o principal produto de exportação, ainda está no ranking dos melhores e dos mais consumidos no mundo todo. É ou não um verdadeiro “rei”?

Viu, quanta coisa aconteceu para que o café chegasse até a sua mesa? Essa relíquia sempre fez parte da cultura de várias nações e resiste até hoje. E o mais interessante é que continua a fazer o mesmo sucesso, ou talvez, até mais do que antes.

Sendo assim, é válido ressaltar que quando você está bebendo um cafezinho, também está consumido a sua história.

0 0 0
Loading...

Leia também

Qual o método que deixa o café mais gostoso?
Maneiras de extrair o café
Classificação do café em outros países
Drink café: O que é?

Categorias

Café Gourmet Eventos Sobre o Café Ana Terra Café Café e Saúde